28 de ago. de 2008

O Lote

Como já aqui disse, eu e a Nelinha vamos construir uma casa em Avis. Esta casa tem sido o nosso sonho há já alguns 5 ou 6 anos. Mas nunca soubemos exactamente onde é que seria. Sabíamos que seria naquele bairro novo lá para os lados lo Centro de Saúde. Após algum (muito) tempo de espera, saiu o loteamento dos terrenos. É claro que durante este tempo todo, muitos foram os planos e ideias que tive. Fiz um plano que era uma coisa genial, mas também monstruosa. Era assim como que dois edifícios juntos, mas desfazados em meio andar... ou seja, da cave/garagem subia-se meia dúzia de escadas e estávamos no R/c. mais meia dúzia de escada para o lado da cave e estavamos no 1º andar, que na verdade era mesmo por cima da garagem. Por cima do R/c era o 2º andar... e assim adiante.

Ora é evidente, que isto eram apenas fantasias e de alguma forma um passatempo, pois nem tínhamos ainda terreno, nem sabíamos o tamanho do dito nem nada de nada.

Finalmente o loteamento saíu e, sem sabermos qual dos lotes nos havia de calhar (nem como seria o processo de atribuição), escolhemos um local, junto a uma nora antiga (N3 na imagem).

A minha ideia era ter a nora no jardim. Logo nos foi dito que aquilo seria parte pública. Comecei a ver melhor e o I6 era o que começámos a "namorar".

"E Porquê o I6?" perguntam vocês... Por duas razões de monta. Primeiro, porque está com o alinhamento correcto (a imagem não está alinhada a Norte. Norte seria o canto sup. esq.). Consegue-se construir ali uma casa virada para Sul, como mandam as regras da construção sustentável. A outra razão... Esta vista:

Isto é a muralha do Convento de Avis, e a frente do I6 dá directamente para esta vista.

Mas não... Não nos calhou o I6. Calhou o I14. Que não me desagrada completamente, excepto duas coisinhas... uma é a geometria do limite de construção, que no entender da equipa técnica que nos está a apoiar, até é "um desafio para os arquitectos". Devo concordar. Eu próprio, como arquitecto amador (perdoem-me os profissionais) tive um gozo enorme ao tentar trabalhar com este terreno. Claro que esta é a minha casa, portanto sou exigente ao ponto de ser quase impossível fazer ali qualquer coisa que seja. Noutro post falarei dos planos que foram feitos e do que restou na proposta que actualmente tenho em mão para rever e reenviar à equipa técnica.

A outra coisinha que me desagrada é... a orientação do terreno. Ora bolas... são quase quase quase 45º de (des)orientação. Por muito que queira não consigo lá construir nada orientado a Sul. Não consigo, porque também não quero uma casa (des)orientada 45º em relação à rua... Nem acredito que a Câmara o permitisse... Não consigo também porque devido à geometria da área de construção, ficava só com metade da casa que necessito.
Mas é o que temos, e estamos muito felizes por ter um poucochinho de terra onde erger a casa e plantar um jardinzito e uma hortita. É nosso...

Um comentário:

Anônimo disse...

"O lote", o tão desejado "lote"!
Fico feliz por saber que esta fase se encontra ultrapassada, agora só já falta a casita, lol!
Desejo que esta fase se ultrapasse rapidamente, tou ansiosa por uma pesticada nesse jardim maravilhoso, debaixo talvez de uma macieira!
Parabéns pelo blog!