10 de mar. de 2010

Disposição do Jardim

Decidi finalmente meter mãos à obra, e tentar meter em papel as várias ideias que tinha para o jardim. As premissas eram as seguintes (por importância):

  1. Relvado
  2. Horta
  3. Arbustos de Bagas
  4. Árvores de fruto
  5. Ficar com o maior espaço livre possível
  6. Laguinho com peixes Koi


Eu sei que um relvado no Alentejo não é grande ideia, mas sempre foi o que quis e ninguém me tira a ideia da cabeça. É daquelas coisas que tem que ser, e pronto. Para minimizar o impacto a nível de água necessária (especialmente durante o verão), está planeada a recuperação das águas da chuva para um depósito subterrâneo.


A horta será feita em canteiros elevados com 60cm (ou 120cm) de fundo, que é a medida para arranjar a terra com o braço esticado. As ideias destes canteiros elevados tirei-as daqui. O que se vai plantar lá depois, bem, depois logo se vê...


Quanto às bagas, estava a pensar nas seguintes: mirtilo, groselha branca e vermelha, framboesa. É óbvio que quando for a hora da verdade, é que se escolhem. No entanto, também podem deixar as vossas sugestões! Nós agradecemos.


As arvores de fruto... Eu queria eu queria... mas não devo ter espaço para tudo o que queria. Neste plano inicial, está uma laranjeira, um limoeiro, uma macieira e uma pereira. Que tipo? Bem, ainda não sei muito bem, mas de uma coisa tenho a certeza... serão cultivares portugueses! Esqueci-me de pôr no plano uma figueira, mas à partida vai para perto do muro de contenção.


O laguinho, é só para animar o ambiente. A ideia é ter uma cascata, de onde jorra a água que vem de uma bomba com filtro. Ou seja, a água é a mesma e corre em circuito fechado.


Com isto tudo, e embora o terreno seja dos maiorzinhos do lote, duvido que fique com o espaço livre que queria. É óbvio que há mais elementos que tenho que considerar... os compostores (2), a casinha com escorrega que quero fazer para a Laura, o estendal, e o salgueiro chorão, que também sempre quis ter (mas que não é um "must").


Na imagem podem ver ainda umas videira na área do acesso à garajem (isto é para depois ficar coberto por cima e no Verão ter alguma sombra sobre o carro. As flores, tanto à frente da casa, como junto ao lago, são flores silvestres, tipo prado. Para já fica assim "Low Maintenance", pois nem eu nem a Nelinha somos especialistas... depois mais tarde, logo se vê de umas camélias ou rosas ou o que for.


De salientar que isto é apenas um primeiro esboço, e que decerto que o resultado fiinal será algo diferente... De novo, qualquer sugestão é bem-vinda!

Um comentário:

Nelinha disse...

EU estou para ver.... QUEM é que vai tomar conta deste magnífico jardim??!!
LOOL

Sim, meu querido projectista... não é só projectar e idealizar... há sempre o DEPOIS... e este sim... é que vai doer :p

Chega de teoria! Vamos passar á PRÁTICA! Cá te aguardo.

;)