30 de mar. de 2010
Acabamentos à vista?
Parece que o tempo instável veio para ficar e para nos levar a um ataque de nervos!!!
A fase de acabamentos que supostamente devia estar praticamente a meio, ainda nem sequer começou...
Estamos a colocar os peitoris... as soleiras... o muro entre vivendas...
Esta semana aguardamos a instalação dos painéis solares! I HOPE!
E esperar que o estuque tenha inicio o mais breve possível. Pelo menos o silo está á porta de casa, como podem vir pela última foto. Não dá nas vistas nem nada! LOOL! Quase que se vê da Serra de São Mamede!
Mais notícias... em breve!
Até breve!
10 de mar. de 2010
Disposição do Jardim
Decidi finalmente meter mãos à obra, e tentar meter em papel as várias ideias que tinha para o jardim. As premissas eram as seguintes (por importância):
- Relvado
- Horta
- Arbustos de Bagas
- Árvores de fruto
- Ficar com o maior espaço livre possível
- Laguinho com peixes Koi
Eu sei que um relvado no Alentejo não é grande ideia, mas sempre foi o que quis e ninguém me tira a ideia da cabeça. É daquelas coisas que tem que ser, e pronto. Para minimizar o impacto a nível de água necessária (especialmente durante o verão), está planeada a recuperação das águas da chuva para um depósito subterrâneo.
A horta será feita em canteiros elevados com 60cm (ou 120cm) de fundo, que é a medida para arranjar a terra com o braço esticado. As ideias destes canteiros elevados tirei-as daqui. O que se vai plantar lá depois, bem, depois logo se vê...
Quanto às bagas, estava a pensar nas seguintes: mirtilo, groselha branca e vermelha, framboesa. É óbvio que quando for a hora da verdade, é que se escolhem. No entanto, também podem deixar as vossas sugestões! Nós agradecemos.
As arvores de fruto... Eu queria eu queria... mas não devo ter espaço para tudo o que queria. Neste plano inicial, está uma laranjeira, um limoeiro, uma macieira e uma pereira. Que tipo? Bem, ainda não sei muito bem, mas de uma coisa tenho a certeza... serão cultivares portugueses! Esqueci-me de pôr no plano uma figueira, mas à partida vai para perto do muro de contenção.
O laguinho, é só para animar o ambiente. A ideia é ter uma cascata, de onde jorra a água que vem de uma bomba com filtro. Ou seja, a água é a mesma e corre em circuito fechado.
Com isto tudo, e embora o terreno seja dos maiorzinhos do lote, duvido que fique com o espaço livre que queria. É óbvio que há mais elementos que tenho que considerar... os compostores (2), a casinha com escorrega que quero fazer para a Laura, o estendal, e o salgueiro chorão, que também sempre quis ter (mas que não é um "must").
Na imagem podem ver ainda umas videira na área do acesso à garajem (isto é para depois ficar coberto por cima e no Verão ter alguma sombra sobre o carro. As flores, tanto à frente da casa, como junto ao lago, são flores silvestres, tipo prado. Para já fica assim "Low Maintenance", pois nem eu nem a Nelinha somos especialistas... depois mais tarde, logo se vê de umas camélias ou rosas ou o que for.
De salientar que isto é apenas um primeiro esboço, e que decerto que o resultado fiinal será algo diferente... De novo, qualquer sugestão é bem-vinda!